domingo, 19 de abril de 2009

Por favor, música não!

Mais uma vez, esta semana, deparei-me com um cliente que quer música no web site. Ou melhor, quer que ao abrir o web site toque uma musiquinha de fundo...
Boa gente, quando é que vocês vão compreender que poucos são os utilizadores que realmente gostam de web sites com música a tocar?

Pessoalmente, quando faço uma pesquisa no google costumo abrir numa série de tabs com as páginas que me interessam visitar. Se por acaso começo a ouvir uma musiquinha de fundo, procuro desesperadamente qual é a tab em questão e fecho-a sem sequer olhar para o conteúdo.

Agora, a todos aqueles que acham que eu sou uma das poucas excepções e que eu tenho mau feitio: experimentem abrir uma série de tabs, onde duas ou três toquem uma musiquinha. Bela sinfonia, não? Podem dizer-me: "o pessoal que não abra vários sites ao mesmo tempo". Gente: NÃO SÃO OS UTILIZADORES QUE TÊM DE VOS AGRADAR, MAS SIM VOCÊS A ELES. Um web site não é construído (ou não deveria ser) para quem o encomenda mas sim para o público alvo de quem o encomenda.

Vou pôr-vos agora outra situação, há pessoas, sim HÁ PESSOAS, que utilizam software de voz para a leitura de páginas de Internet (sim, aquele pessoal que vê mal ou que não vê). Agora tentem imaginar o que é alguém a tentar concentrar-se a ouvir o que o software de voz lhe diz, com a "musiquinha" a tocar. Mais ainda, em geral, as musiquinhas estão embutidas nas páginas através de ficheiros em flash. Ao tentar navegar-se numa página através do teclado, a partir do momento em que se chega ao objecto de flash, não é possível sair desse objecto. Só mesmo fazendo reload ou tentar clicar com o rato num outro sítio qualquer da página. Ora tal não é verdadeiramente muito acessível, ou é?

Terceiro ponto, lembram-se daqueles dias em que estão com uma daquelas dores de cabeça que mal conseguem mexer-se? Ou então uma daquelas dor de dentes que vos deixa irritados com tudo e com todos, sem paciência para nada?

Agora digam-me, será que todos estes utilizadores não merecem um pouco de consideração? É que a solução é fácil, ponham a questão da musiquinha de fundo como uma opção para o utilizador e não como uma obrigatoriedade logo à partida.

Sem comentários: