terça-feira, 12 de outubro de 2010

A importância da cor

Este post, para mim, corresponde a um tema "antigo". No entanto, ainda são várias as pessoas com as quais eu converso que desconhecem qual a mensagem que uma cor pode transmitir. Para quem é da área de comunicação, marketing ou design já sabe com certeza do que eu falo.
De facto, qualquer um tem sub-conscientemente a noção de que uma cor corresponde uma emoção. Não estou a falar do nosso gosto pessoal mas sim do significado atribuído pela sociedade em que estamos integrados. Passemos a exemplos e vejam se intuitivamente já não sabiam o significado de cada cor. No entanto quero frisar que as minhas fontes passaram por livros de Webdesign e não sites duvidosos que atribuem significados holísticos a tudo o que se mexe e não se mexe no mundo terrestre e celeste.

Vermelho, a cor do fogo e do sangue, está ligada à adrenalina, pressão arterial e que estimula o nosso metabolismo. É extremamente rica, intensa, excitante, vibrante e enérgica. Associa-se ao poder, coragem e ambição, ao amor e paixão mas também à agressão e perigo. Os tons mais acastanhados são associados com o Outono e a altura das colheitas. Na China está ligada à boa sorte e à celebração, na Índia à pureza, na África do Sul ao luto, no Oriente é utilizada pelas noivas. É também uma cor associada ao Natal e ao Comunismo.


Rosa, a cor do amor e romance... O rosa mais activo, tal como o vermelho, estimula o metabolismo e aumenta a pressão arterial. É muito feminino, está ligado à sensualidade, excitação e energia. É uma cor alegre, luzidia e divertida. Já o rosa claro está associado à delicadeza, doçura, suavidade, ternura, fidelidade, amizade e compaixão. No Japão é uma cor masculina.

Laranja, a cor do "pôr do sol", também estimula o metabolismo, estimula a actividade mental e abre o apetite (pronto, já sabem qual a usar cor para um Web site de um Restaurante). É extremamente activa e energética sem contudo transmitir a agressividade do vermelho. É uma cor expansiva, quente, alegre, vibrante e informal. Poder representar generosidade ou ambição. Está ligada à criatividade, os Protestantes têm-na como uma cor religiosa, para os Hindus é uma cor sagrada, no Ocidente representa o Outono (os tons mais avermelhados) e nos EUA é usada no Halloween.


Amarelo, a cor do sol, estimula o processo mental, o sistema nervoso e activa a memória. Transmite alegria, energia, alegria e entusiasmo. Intuitivamente associamos-a aos frutos. Está ligada à filosofia, idealismo, imaginação e juventude, mas também à inveja e doença. Na China é uma cor sagrada e imperial, na Índia é a cor da casta dos agricultores e os Hindus usam-na no festival da primavera, no Egípto significa luto, no Japão coragem.


Verde, a cor das plantas, relaxa mentalmente e fisicamente, ajuda a aliviar a depressão, ansiedade e o nervosismo. Remete-nos para as nossas origens: a natureza. Transmite esperança, generosidade, cura, frescura, crescimento, renovação, fertilidade, sucesso, boa sorte. Em muitas religiões significa está associada à ressurreição e regeneração. No entanto, também está ligada à inveja. Nos EUA é a cor do dinheiro, é a cor identificativa da Irlanda, na China está ligada ao exorcismo, no Japão à vida eterna, na Índia é a cor do Islamismo e em certos países tropicais significa perigo. É a cor utilizada pela maioria dos exércitos e pelos ecologistas. É uma cor bastante versátil e mais suave para os olhos do que o amarelo, laranja ou vermelho.

Castanho, a cor da terra, do planeta, estabiliza o metabolismo e proporciona um sentido de ordem. Transmite à estabilidade, resistência, confiança, simplicidade, amizade, conforto e fertilidade. Na Índia está ligada ao luto. Muitas empresas de produtos naturais usam o castanho.

Azul, a cor do céu e do mar, acalma e reduz o apetite (por isso, não a usem para Web sites de restaurantes). Transmite tranquilidade, estabilidade, serenidade, segurança, transparência, ordem e inteligência. É uma cor muito utilizada por empresas sobretudo as que querem passar uma imagem mais conservadora. Está também ligada à tecnologia. Esta é uma cor que no Ocidente também pode estar associada à depressão e tristeza, na China à imortalidade, para os Hindus é a cor de Krishna. Das diferentes tonalidades podemos focar o azul turquesa simboliza a calma e é apelativo às mulheres. Já o azul esverdeado transmite riqueza e sofisticação. No entanto, os homens tendem a preferir o azul relativamente ao vermelho mas as mulheres demonstram o comportamento oposto.

Púrpura, a outra cor do pôr do sol, acalma a mente e o sistema nervoso. Por factos históricos, está ligada à realeza. De facto, em tempos remotos era a cor mais difícil de obter para tingimento de tecidos, só os mais ricos é que tinham posses para os obter. Portanto, está ligada ao poder, riqueza, respeito, sabedoria e espiritualidade. É uma cor também associada à extravagancia, mistério e à independência. Na Tailândia é usada pelas viúvas. Está ligada às flores e pedras preciosas.

Branco, a cor da luz e da neve, ajuda a clareza mental, encoraja a ultrapassar obstáculos. Transmite pureza, inocência, clareza e neutralidade. Está também ligada à precisão e à esterilidade. No Ocidente e no Japão é a cor utilizada pelas noivas, na China e algumas zonas de África está associada ao luto. É a cor da bandeira da paz.

Preto, a junção de todas as cores, a cor da escuridão, proporciona uma sensação de vazio (por vezes benéfica). Transmite autoridade e poder. Está associada à morte, medo, infelicidade, sexualidade e sofisticação. No Ocidente está ligada ao luto (em Portugal, Espanha, Itália, Grécia e México é a cor usada pelas viúvas), na China está associada ao elemento água e é a cor utilizada pelos rapazes. Está intimamente ligada com a noção de peso físico: uma pessoa vestida de preto aparenta ser mais magra; entre uma garrafa preta e uma branca inconscientemente dizemos que a garrafa preta é a mais pesada.

Cinzento, a cor das rochas, da intemporalidade. Transmite neutralidade, sossego e frieza. Está ligada ao intelecto, conhecimento, sabedoria, autoridade, conservadorismo, qualidade, requinte e classe. A título de curiosidade: o olho humano consegue distinguir cerca de 500 tons diferentes de cinzento.
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Cores pasteis, na Coreia significam confiança, na Índia são cores femininas.
Cores quentes, transmitem calor e movimento, encontram-se entre o vermelho e amarelo: laranja, rosa, castanho.
Cores frias, acalmam e reduzem a tensão.

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