segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Acessibilidade e a "grande lata" do Luís Magalhães

Peço-vos desculpa pelo título deste post. Não costumo e nem gosto de falar de política, mas depois de ler esta notícia no Público online foi o que eu exclamei. Dizia então o seguinte:

"O presidente da UMIC - Agência para a Sociedade de Conhecimento, Luís Magalhães, explicou que Portugal tem “alguns dos poucos sítios de Internet do mundo que satisfazem o nível de exigência máximo”, como todos sites desta entidade e de vários da rede solidária que mantém com cerca de 250 instituições para apoio a pessoas com deficiência."

A notícia encontra-se é Mais de metade dos sites públicos estão acessíveis a cidadãos com deficiência

Como sou uma moça desconfiada fui fazer uma breve pesquisa pelas páginas dos nossos ministérios... Bem... das várias que vi só a do Ministério da Educação é que passou no Validador da W3C. Vai então aqui a lista das páginas que consultei:
Fiquei-me por aqui, acho que não vale a pena procurar mais contra exemplos à afirmação do Luís Magalhães. Mas depois fiquei a pensar... ora, as câmaras municipais também são entidades públicas... E fui espreitar a câmara municipal de Lisboa e a câmara municipal do Porto... É escusado dizer que também falham no validador. E nem sequer vou abordar a questão da usabilidade. Sim, porque é muito bonito passar no validador mas não adianta de nada se for um site "user unfriendly".

Bem, sei que é um post pequeno e não de grande interesse, mas o tempo tem sido escasso principalmente com a semana do Carnaval e os prazos de entrega de projectos. Até breve!

Sem comentários: