domingo, 21 de junho de 2009

Frango e tostas mistas: estrutura e URLs

Continuando com os posts relativamente ao pedido do Marco. Este post vem na sequência do anterior: Frango e tostas mistas: keywords.

Primeiro que tudo vamos tratar da estrutura do site.
Eu sei que para uma churrasqueira, todo este processo pode parecer exagerado. Isso iria depender do objectivo do Web site. Se este fosse conquistar um novo mercado via Internet, pensaria realmente em realizar uma boa campanha de marketing e construir um Web site com informação útil. Se vires os diversos vídeos do Matt Cutts, ele constantemente insiste que a prioridade do Google na indexação de um Web site é o seu conteúdo.
Portanto, numa abordagem muito rápida e dentro do tipo serviço de uma churrasqueira snak bar, o que eu sugeriri-a:
- página inicial,
- página de contactos,
- página de serviços,
- página de fotos das instalações (é importante uma vez que podes querer alugar o espaço),
- página para eventuais reservas/pedidos,
- página de portfolio de eventos ocorridos,
- secção de churrascaria,
- secção de snak bar,
- secção de vinhos/cervejas,
- página associada às ementas que te faria a ponte com as 3 secções acima referidas.

URLs

Primeiro passo, a escolha do domínio.
Ok, a tua empresa chama-se XPTO. Podes registar o xpto.com, mas aconselho-te vivamente a registares: xpto-churrasqueira-snak-bar.com. É claro que se for mesmo importante para a empresa a divulgação que vende frango e tostas mistas, então: xpto.frango-tostas-mistas.com. E pelo que tenho observado, as keywords presentes no domínio fazem bastante diferença.
Um apontamento, é conveniente separares as tuas keywords com -. Apesar de tudo, o Google consegue destinguir diferentes palavras dentro de um texto sem espaços, no entanto uma divisão poderá ser aconcelhavel. Essa divisão faz à base de - e não _. Neste momento, o Google considera duas_palavras como se fosse uma só palavra.

Ok, já tens o teu domínio. Passemos às páginas.
Poderás passar o conteúdo do teu site para dentro de uma directoria xpto. Passarias a ter no site urls sempre do tipo o_teu_domínio/xpto/..., dessa forma garantias uma maior divulgação do nome da empresa. Pessoalmente, até à data, creio que não é necessário. O nome da empresa será uma constante dentro das páginas o que leva a não necessitares urgentemente de uma maior divulgação do seu nome. Podes no entanto associar à página inicial o nome xpto.html (vou partir do princípio que estamos a trabalhar com ficheiros html).

A página de contactos poderia ter o nome: contactos-xpto.html. Podes pôr contactos-xpto-churrasqueira-snak-bar.html. A decisão é tua, eu ainda ando a investigar como é realmente tratado o tamanho de uma URL.

Continuando com a nomenclatura das páginas, poderia-se ter então (mais uma vez, eu para pensar em keywords sou um desastre):
- página de serviços -> jantares-casamentos.html,
- página de fotos das instalações -> salao-festas.html,
- página para eventuais reservas/entregas -> reservas-entregas-online.html,
- página de portfolio de eventos ocorridos -> fotos-jantares-casamentos.html.

Já dentro das secções podes utilizar:
- /churrasco/churrasco-grelhados.html (página de apresentação onde falas dos maravilhosos churrascos que a empresa faz).
- /churrasco/frango-no-churrasco.html (página onde falas do apetitoso frangos do churrasco com molho picante e que é excelente quando acompanhado da fabulosa cerveja Zbr - aqui pões um link para a secção das cervejas )
- /churrasco/polvo-grelhado.html (página onde falas que o teu polvo vem directamente da lota, é acompanhado com uma batatinha cozida e um molhinho verde com salsa do teu quintal. Aqui dizes também que fazes espetadas de lulas e camarão e pões um link para a página),
- ...

Creio que já percebeste a ideia. Não te esqueças de juntar fotos às tuas páginas descritivas. Através delas (e não falando na parte de Web design), não só ajudas a fazer publicidade aos teus churrascos como também ganhas keywords: o nome dos ficheiros de imagem.

E pronto, vou finalizar este post e passar ao seguinte: onde colocar keywords

2 comentários:

MT disse...

Obrigado Magda! Só falta mesmo registar o dominio!

magda joana silva disse...

Calma que ainda falta dizer-te onde vais usar as keywords dentro da página!!!
Quanto mais não seja, sábado sai o post (a minha vida é um stress e não tenho tido muito tempo para escrever).