terça-feira, 12 de maio de 2009

A importância do title e dos cabeçalhos

Este post pode parecer estranho, mas infelizmente, acho que é bastante necessário.

<title>

Dita a W3C que um documento HTML é constituído pela head, o body e dentro da head está definido o título do documento (aquela tag <title> site XPTO </title> ). Para quem ainda não sabe, e embora pareça estar a ser muito cínica, acreditem, há quem não saiba, este título identifica o documento HTML perante a Web. Pode fazer-se a analogia que o título de um documento equivale ao nosso nome no BI. Portanto, é necessário escolher os títulos cuidadosamente, de forma a que estes realmente façam sentido e ajudem o utilizador a orientar-se (quando temos o browser aberto é o título da página que selê no topo da janela e que é adicionado aos favoritos).
Portanto, dentro de um Web site, é aconselhável que cada documento (página HTML) tenha o seu próprio title, por exemplo: XPTO - contactos, XPTO - serviços, XPTO - produtos, ....
Um outro ponto que convém ser levado em ALTA consideração é ser no título o primeiro local que um search engine procura keywords. Portanto o ideal seria: faz francesinhas, tira café - XPTO - contactos; faz francesinhas, tira café - XPTO - serviços; faz francesinhas, tira café - XPTO - produtos. Desta forma, sempre que alguém procurasse por "faz francesinhas" a empresa XPTO era das primeiras a aparecer no ranking. Atenção, de forma alguma quero abordar neste post o tema da escolha de keywords.

<h1>

O cabeçalho <h1> existe por alguma razão e DEVE ser SEMPRE utilizada.
Tenho vindo a reparar, e corrijam-me se estiver enganada, que muitos CMS não definem <h1>. Não sei se é defeito dos CMS ou de quem os utiliza. Estupidamente, continuo a usar o editor de texto para escrever o meu HTML à pata.
Ora bem, à partida todas as páginas têm um título. Essencialmente, esse título indica o início da página e identifica quais os conteúdos da página em questão. Portanto, é boa política a nível de usabilidade ser utilizado. A nível de acessibilidade é imperativo ser utilizado. Alguém que está a "ver" a página através do leitor de texto identifica o título da página através do cabeçalho, se ele não existir, torna-se mais confuso para a pessoa conseguir localizar-se e orientar-se dentro da vária informação existente. Mais ainda, um documento sem <h1> o documento pode passar no validador HTML da W3C, mas não passa nos validadores de acessibilidade. E atenção SÓ pode haver UM <h1> por página (como é obvio).
E a cereja no cimo do bolo é a nível de SEO: as keywords do cabeçalho principal da página são altamente levadas em consideração pelos motores de busca.


<h2>, <h3>, ...

Mais uma vez, se estas tags existem, por alguma razão é.
Ao contrário de <h1>, a existência destes cabeçalhos não é mandatória. No entanto, dão jeito. A nível de estruturação de conteúdos são óptimas. Lembro-me de estar a avaliar o Web site da câmara de Sta. Maria da Feira com uma amiga minha que é invisual e ela estar a dizer-me: olha, este site está mesmo fixe, têm títulos e tudo! Para ela é extremamente importante saber qual o ênfase de cada conteúdo dentro de uma página e através dos diferentes tipos de cabeçalho ela consegue ter essa noção.
Mais uma vez, a nível de SEO, estes cabeçalhos são também cerejas no meio do chantilly.
Mas atenção, a ordem de utilização dos cabeçalhos tem de ser coerente, não podem existir <h3> se não existir pelo menos um <h2>.


Espero que neste post vos ter convencido a utilizarem umas das mais antigas tags do HTML!!!

2 comentários:

Luis disse...

Blogue de muita utilidade. Gostei!
Irei visitá-lo com frequência.

magda joana silva disse...

Muito obrigada!
:-D