terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Acessibilidade Web

Acessibilidade Web é um assunto do qual se ouve falar há já algum tempo. Aos poucos fui interessando-me pelo tema e comecei a explora-lo. Hoje em dia dou por mim a perguntar a quem me rodeia se sabe o que é Acessibilidade Web. A resposta típica é: “Não é para aquelas pessoas que não veem poderem aceder à Internet?”. É nesta altura que eu começo a fazer o relatório completo do que é a Acessibilidade Web.
Portanto, a Acessibilidade Web surgiu, de facto, com o objectivo de pessoas com deficiências poderem perceber, compreender, navegar e interagir com a Web. Esta é a definição de Acessibilidade Web da W3C. No entanto, acho que é importante esclarecer o seguinte, dizer que um web site é acessível significa que a informação por ele disponibilizada estás acessível a todos os utilizadores. Tal não significa que o web site tenha o mesmo formato para todos os utilizadores. Muitas vezes torna-se necessário de apresentar os conteúdos de um web site de uma forma alternativa para que diferentes tecnologias possam ter acesso a eles. O exemplo típico são web sites que usam scripts. Convém que a cada script definida seja disponibilizado conteúdo equivalente para browsers (entre outros) que não consigam ler scripts.
No entanto desenganem-se aqueles que pensam poder fazer um web site 100% acessível. Existe já um enorme leque de software e hardware disponibilizado para assistir pessoas com deficiência, e como tal, surgem incompatibilidades entre eles o que faz com que acções que funcionem para um determinado tipo de software/hardware impeçam o bom funcionamento de outros.
Muita coisa há para dizer sobre Acessibilidade Web e muita coisa já foi escrita. Para quem é novo nestas andanças sugiro que visitem a página da WAI (Web Accessibility Initiative): http://www.w3.org/WAI.

Sem comentários: