Hoje em dia, designers e programadores já estão conscientes da necessidade que um Web site tem em ser usável. De facto, é o aspecto do Web site que nos atrai, o conteúdo que nos cativa mas, se o caminho para o conhecimento for tortuoso, nós desistimos da procura e vamos embora. São portanto, vários os aspectos que temos de ter em conta de forma a facilitarmos a navegação do utilizador.
Em primeiro lugar, atenção ao tempo de carregamento da página. Creio que não é preciso explicar que ninguém gosta de estar muito tempo à espera que a informação chegue. Existem muitas variáveis a tomar em conta para diminuir o tempo de download de uma página. Contudo, tal não será abordado neste post.
Os menus devem de estar bem identificados, indicando explicitamente o conteúdo de cada página. Da mesma forma, o conteúdo deve de estar claramente definido e visível. Tal, permite ao utilizador um reconhecimento rápido da informação que procura. Como sabemos, a rapidez de acesso à informação é uma variável muito importante para o sucesso de um Web site. Mais ainda, se um utilizador não encontra o que procura, ou está a ter muito trabalho a encontrar o que procura, a probabilidade de abandonar o Web site é grande.
Creio que, acima de tudo, tem de existir uma boa estruturação de menus, submenus e conteúdo (isto é, de toda a informação existente no Web site).
Nos menus secundários, convém que não estejam tão evidenciados quanto os menus principais. Tal também se aplica para caixas de pesquisa, subscrições de newsletters, acessos a áreas restritas,...
Algo muito importante é a consistência visual do design ao longo do Web site. Ora vejam um exemplo: http://ww1.rtp.pt/wportal/sites/ (este Web site foi já indicado pelo Ivo Gomes num dos seus posts, mas eu vou aproveitar o exemplo). Quando existe uma mudança de layout, temos de reaprender a navegar e a procurar a informação dentro da página. Muitas vezes podemos sentir que já não nos encontramos dentro do mesmo Web site.
É possível também relacionar este ponto com o tópico abordado no post anterior: o conteúdo. De facto, a imagem de um Web site é também uma questão de marketing, ora, uma imagem que não seja uniforme não é um bom marketing.
Existem elementos cuja a presença numa página é sempre benéfica. Por exemplo, logótipos. As pessoas tendem a reconhecer mais facilmente que uma dada página faz parte de um determinado Web site se esta estiver "marcada" como logótipo da empresa/serviço. No caso do site da RTP, este é de facto o único indicador que estamos sempre dentro do mesmo Web site, independentemente da secção que estamos a visitar.
Um rodapé onde estão, pelo menos, os links para uma página com contactos, mapa do site, informação legal. Este também ajuda os utilizadores a reconhecerem que estão no fim da página e que não existe mais informação a visualizar.
Títulos. Os títulos são essenciais. Ajudam a localizarmos-nos dentro do Web site, sabendo sempre qual é a secção que estamos a visitar.
Por fim, convém ter em conta que usabilidade e acessibilidade andam de mão dada. Atenção, acessibilidade não implica usabilidade e usabilidade não implica acessibilidade. No entanto, um Web site acessível tem uma grande probabilidade de ser usável.
domingo, 3 de maio de 2009
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