domingo, 17 de maio de 2009

Vantagens económicas da Acessibilidade Web

Embora a maior parte das empresas ainda não tenha tomado consciência de tal (e realmente isso verifica-se), existem muitas vantagens económicas de um Web site ser acessível. Já não vou sequer abordar a questão de SEO e de usabilidade. Neste post, vou ficar-me apenas na parte de acessibilidade. Neste post existe uma grande ligação com o que escrevi em Acessibilidade Web e tecnologia mas tentarei não me repetir.

Para mim, uma das mais evidentes é o facto de o Web site poder ser visualizado com qualidade em diferentes dispositivos que não um PC/portátil: iPhone, iTouche, in-car browsers, telemóveis, notebooks, ... e outros gadgets que continuam a surgir. Em geral, público que utiliza este tipo de tecnologia tem poder de compra, investe e em geral tem a tendência de efectuar as suas aquisições de produtos e serviços através da Web. Eu por mim falo, hoje em dia só vou às lojas por curiosidade e descontracção. Se preciso de algo, nem as páginas amarelas consulto, vou à Web. Neste post vou também saltar a parte de "o que é preciso para visualizar um Web site com qualidade em diferentes dispositivos tecnológicos" e o porquê de tal.

Tomando em consideração do ponto acima abordado, entramos no ponto do aumento de utilizadores que consultam e utilizam o Web site. Um Web site acessível é possível ser visualizado por um maior número de pessoas. Com o aumento de utilizadores vem um aumento da probabilidade de aquisição de produtos/serviços e divulgação da marca/empresa. Sim, porque o um Web site é uma forma directa de marketing.

Um outro motivo é o factor social, o respeito para com os outros, dando-lhes igual oportunidade de acesso à informação. Cada vez mais as empresas se agarram a este motivo para divulgarem a sua marca. Recentemente vemos a edp a referir o seu respeito pelo meio ambiente, a danone com informação em braile nos iogurtes (descobri isto ontem mas já deve existir à algum tempo), a swatch que na compra de um determinado produto dá uma percentagem para uma instituição social. Infelizmente, atenção que não estou a referir-me a estes casos em específico, este motivo é utilizado muitas vezes hipocritamente apenas por uma questão de marketing.

Outro ponto de vista é o legal. Por todo o mundo, em alguns países mais do que outros, existem leis que determinam que Web sites específicos têm de ser acessíveis. Em Portugal existe a resolução do Conselho de Ministros nº 155/2007 que obriga os Web sites do Governo ou de serviços públicos a respeitarem um nível de conformidade AA ou A (consoante o propósito do Web site). No entanto é preciso não esquecer que Portugal pertence à União Europeia e que mais tarde ou mais cedo teremos de respeitar as normas por ela estabelecidas. Mais ainda, convém a um Web site com projecção internacional cumprir as leis dos diferentes países em que quer estar inserido.

A nível de custos de manutenção existe também uma vantagem num Web site acessível. Em geral, estes Web sites têm os estilos definidos num ficheiro à parte. A rapidez com que altera o visual/conteúdo é muito maior, poupando-se assim no custo na equipa técnica a realizar a operação.


Um Web site acessível acaba por ter uma maior visibilidade, isto porque tem uma maior propensão a ter um melhor ranking. De facto, Serch Engine Optimization beneficia muito com a implementação acessibilidade. Tal acontece porque ao providenciar texto alternativo em imagens, vídeo, ficheiros de áudio, flash, títulos em links estamos a criar um conjunto de keywords que são assimiladas e indexadas pelos motores de busca. Existe também o motivo óbvio de um bom código HTML ser extremamente valorizado por os motores de busca.

Podia ficar outros factores tais como a rapidez de download das páginas, a qualidade do conteúdo, a rápida identificação do conteúdo dentro do Web site,... , mas creio que aí iria repetir muito o que disse em posts anteriores.

Empresários que leram este post: espero que vos tenha convencido a procurarem uma empresa que vos garanta uma boa implementação do Web site, mesmo que a curto prazo tenham de abrir um pouco mais os cordões à bolsa. Como puderam perceber, existem vantagens reais para investirem num bom Web site.

Sem comentários: