segunda-feira, 27 de abril de 2009

Web Design - Apresentação

A primeira impressão que um utilizador tem de um Web site é a sua homepage. Uma homepage atractiva convida o utilizador a explorar o Web site.
Em primeiro lugar, há que ter atenção às cores. Estas podem dar vida ao Web site, mas quando não estão bem conjugadas podem dar origem a um visual confuso ou quase ilegível. Neste ponto é necessário ter cuidado com pessoas daltónicas, que não conseguem distinguir duas ou mais cores. Portanto, convém confirmar que mesmo a preto e branco, esse Web site continua legível e atraente, tendo em particular atenção a cores que são utilizadas como contraste mas que pertencem ao mesmo espectro.
Continuando com as cores utilizados no layout do Web site, é relembrar que à cor está por vezes associado um significado e/ou sentimento. Embora muitas pessoas não saibam enumerar o significado e/ou sentimento que uma cor transmite, inconscientemente elas são afectadas por tal.

Na mesma linha de pensamento, pode-se falar do significado das formas utilizadas. Rectângulos, círculos ou triângulos transmitem diferentes mensagens e sentimentos.

Um terceiro ponto é o tipo de letra utilizado. Por razões obvias, é sempre positivo utilizar uma letras legível. No entanto, para diferentes objectivos podem-se aplicar diferentes tipos de letras. Por exemplo, segundo diversos estudos, Schoolbook, Verdana e Courier apresentam um melhor tempo de leitura, enquanto que Tahoma, Geórgia e Courrier são consideradas mais legíveis. Atenção, estamos a considerar um cenário extremo. Com isto não quero dizer, de forma alguma que os Web sites devam de utilizar estas fontes, apenas quero alertar ao facto de diferentes tipos de letra terem diferentes utilidades. O lettering é também algo que se deve ter em conta.

A dimensão do layout, ou seja, como este é visualizado no monitor, é um aspecto a considerar, tanto por uma questão estética como também de usabilidade. Uma página em que eu consiga ver por completo o seu layout é mais atractiva.


Já agora em que começamos falar de usabilidade, podemos considerar várias questões que estão também directamente relacionadas com esta. Por exemplo, a localização no espaço físico da apresentação do Web site, anúncios/banners, a caixa de pesquisa, a entrada para a área restrita, menus e, por fim, o conteúdo. É claro que existem mais elementos que podem fazer parte de uma página, mas se vou enumera-los a todos, a probabilidade de me esquecer de algum é grande e não creio que seja relevante para este post.

Em jeito de conclusão, sou da opinião que um designer com conhecimentos em HTML e CSS é uma mais valia para a equipa que está a conceber o Web site.

Sem comentários: