Na minha opinião, o tema revelação de 2008 foi o tópico Optimização de Web sites para motores de Busca. Atenção, com isto não quero dizer que fosse um assunto só descutido a
partir de 2008, mas sim, que começou a estar em evidência durante o ano passado.
O que é SEO? Em breves palavras e em português corrente, é o conjunto de técnicas
utilizadas para optimizar um Web site de forma a este ser rapidamente encontrado através
de um motor de busca (como por exemplo o Google) e uma vez encontrado, estar entre
os primeiros Web sites a aparecer na lista de resultados.
Através das minhas leituras e pesquisas sobre o tema, tenho aprendido coisas muito interessantes. É claro que eu já tinha uma ideia que a qualidade do código HTML era algo muito importante, mas há outros pequenos pormenores que achei curioso o valor que têm para a melhoria SEO de um Web site.
Em breve resumo, vou dizer alguns pequenos truques que devem ser utilizados num Web site SEO. Atenção que, embora seja válida para qualquer motor de busca, estão mais focados para o Google, uma vez que é o motor de busca mais famoso em Portugal.
Em primeiro lugar, a URL. Vou escrever uma expressão que soa a jogador de futebol, mas
que convém ter sempre em mente: o crawler começa a ler a página no princípio e termina no fim. É ou não é uma expressão digna de estar na lista das observações evidentes? Pois é, mas
muitas das pessoas esquecem-se disto.
Portanto, no princípio está a URL. Se as keywords estiverem na URL é um ponto positivo.
Ora, na URL aparecem também o nome dos ficheiros html/php/asp/perl/... que correspondem
às diferentes páginas do Web site. Portanto, estes nomes podem também funcionar como
keywords. Neste ponto pode-se também incluir os diferentes ficheiros que vão aparecendo
ao longo do código HTML da página: imagens, documentos,…
Segundo ponto: o título do documento. Este ponto é muito importante. Primeiro, se o documento
não tiver um título então não tem um código HTML válido (e acreditem, ainda existem sites sem
título), logo, é um ponto negativo. Depois, ora pensem bem, qual é a segunda informação mais relevante existente no código HTML? O título do documento. Portanto, keywords no título são
dois pontos positivos.
Tags meta: são importantes. Nem todos os motores de busca as encaram da mesma forma, por exemplo, os atributos keywords e description não têm tanto valor para o Google como para o Yahoo ou o DMOZ. No entanto, a nível de SEO, de forma alguma nos podemos focar para um determinado motor de busca, aliás, isso vai contra o conceito de optimização para motores de busca. Portanto, é sempre bom incluir meta tags com alguns atributos básicos, como a decrição e as keywords.
Tal como referi em cima, o crawler começa a ler a página no princípio e termina no fim. E lê tudo de seguida! Isto é, lê o que é importante e o que é “palha”. Com isto quero abordar a questão da presença de folhas de estilos e ficheiros javascript. Hoje em dia, nos mais diversos Web sites (já para não falar em livros) que ensinam CSS e javascript aconselham que se utilizem ficheiros à parte e que estes sejam incluídos na head do documento HTML através da tag link. Quais as razões do benefício? Várias, eis as mais importantes:
1 – Diminui consideravelmente o código existente na página HTML, ou seja, o crawler não se depara com tanta “palha” a nível de informação de conteúdos.
2 – Os ficheiros (folhas de estilo e javascript) são carregados uma vez. Sempre que existe um reload à pagina, estes ficheiros já se encontram em cache. Como consequência tem-se um carregamento mais rápido (principalmente se tomarmos em conta a presença de imagens nestes ficheiros).
Neste ponto, não são discutidas as vantagens técnicas da presença de folhas de estilo ou ficheiros javascript. Este post foi pensado para dar uma perspectiva mais genérica de técnicas SEO.
Passe-mos agora para o body do documento.
Primeira coisa a ter em atenção, e isto é muito importante. A presença do título, com a tag h1. Tenho notado que muitos CMS não inserem a tag h1, ou pelo menos as pessoas que os utilizam, com a referência do título da página. Tal é errado. Primeiro porque, a seguir ao title do documento, as tags mais valorizadas são as dos títulos, seguindo-se os atributos title das âncoras e finalmente passando para o atributo alt nas imagens. Por isso, keywords nos títulos, ou em todos estes atributos que acabei de descrever, são dois pontos positivos. Segundo, um código HTML válido é extremamente valorizado pelos motores de busca, aliás, para alguns, tal como o DMOZ é o mais valorizado. Ora, uma página sem a presença do título principal não tem um HTML válido. Portanto, mais um ponto positivo.
Agora, perguntam-se porque me preocupo tanto com o DMOZ. É fácil, o Google vai buscar para a sua indexação a indexação do DMOZ, sendo esses Web sites mais valorizados. Logo, se um Web site estiver no DMOZ, então, não só está no Google, como também tem uma maior cotação a nível de ranking.
Atenção ao código HTML: código validado tem dois pontos positivos, código que não passa nos validadores tem dois pontos negativos.
Conteúdo: quantas mais vezes aparecerem as keywords no texto melhor. As razões são obvias.
Agora, um pormenor interessante, o alojamento. Parece incrível mas tal também conta. Sabiam que apesar de tudo existe uma preferência por parte dos motores de busca por Web sites alojados em servidores linux? E sabiam que se um site for, por exemplo, xxxx.pt então existem vantagens em estes estarem alojados em servidores localizados em Portugal?
Agora, algo muito importante. Como toda a gente sabe, e se não sabiam “shame on you”, para que um motor de busca indexe um Web site mais rapidamente convém submeter a URL nos diferentes motores de busca. Desta forma eles ganham mais rapidamente conhecimento da existência do Web site. No entanto, por exemplo o Google, só indexa um Web site que tenha pelo menos um link a apontar para ele. Não adianta, portanto, submeter uma Web site que não é referido na Web por mais ninguém.
E para finalizar esta lista das técnicas mais importantes, sim, porque há mais, é importante que o Web site tenha um bom Web design. Atenção, um bom Web design não significa que o site seja bonito. Mas tal vai ser discutido no próximo post.
sábado, 25 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário