segunda-feira, 15 de junho de 2009

A controvérsia do alt

O atributo alt pode ser tema de controvérsia. Este atributo surgiu com o objectivo de se prover uma breve descrição texto-equivalente a elementos de uma página HTML tais como imagens e applets ou às tags input e area.

Com a “febre” da acessibilidade Web verificou-se o uso e abuso do alt, nomeadamente no comprimento do texto descritivo ou a descrição de imagens decorativas. De facto, em vários post de diferentes blogs e em artigos publicados, pode ler-se avisos sobre o mau uso do alt, sendo muitas vezes citado como um dos 10 erros mais comuns que os implementadores de páginas Web cometiam (ou cometem). Com a saída da versão 2.0 das WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), está contemplado na primeira Guideline que se o conteúdo não-texto seja puramente decorativo então deve ser implementado de forma a que possa ser ignorado por tecnologia assistida. Isto é, imagens decorativas deverão ter um alt=”” ao invés de um alt=”imagem decorativa”.

Ok, então para que estou a escrever este post? Porque acho que as coisas não são assim tão lineares.

Primeiro, vamos focar-nos no ponto: distinguir o que é decorativo ou não, e qual a real importância de uma imagem. Eis uma situação comum, imaginem que têm numa página um link para o endereço de email, antes desse link têm uma imagem de um envelope. Na vossa opinião, essa é uma imagem decorativa? Podemos dizer que sim, mas de facto, esta imagem está lá para reforçar ao utilizador a funcionalidade daquele link. Não é uma imagem de extrema importância, mas é uma imagem indicativa. Como tal, acredito que tem direito pelo menos a um alt=”envio de e-mail”. Por experiência própria, verifico que as pessoas cegas têm, por norma, uma grande necessidade de saberem como é o mundo que nós vemos, e com todos os pormenores incluídos. Para eles, faz diferença saberem se alí está uma imagem representativa ou não.

Segundo, a perspectiva SEO. Já foquei num post anterior que os alt são uma fonte de keywords para os motores de busca. Portanto, numa perspectiva de optimização, é proveitoso aproveitar também estas imagens. Portanto, poderíamos passar a ter um alt=”e-mail para XPTO” onde XPTO representa a empresa/serviço em questão.

No entanto, imagens e elementos decorativos sempre vão existir e depende da nossa sensatez o conteúdo que vamos atribuir a cada um dos alt. Mas deixo desde já uma sugestão, porque não usar as imagens decorativas em background manipulando o layout com stylesheets? Esta é, sem dúvida, a maneira mais prática, eficaz e limpa de se trabalhar o design de um Web site.

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