Este post vem na sequência de um comentário colocado no post Preferências, onde o Marco pediu para exemplificar um pouco o processo de optimização de um Web site.
O Marco quer optimizar o site da empresa XPTO que vende frango e tostas mistas, por isso, todos os meus exemplos vão basear-se nessa empresa e nesses dois produtos.
Bem, o primeiro passo, quer gostem ou não, é saber exactamente qual o público alvo da empresa: venda a retalho de frangos e tostas mistas, entregas ao domicílio ou simplesmente divulgação das instalações. Vou partir do princípio que a XPTO é uma churrasqueira + snack bar que faz entregas ao domicílio.
A primeira coisa que fiz foi ir ao Google (e neste post vou restringir-me a uma análise para o Google) e fazer uma pesquisa por frango no churrasco.
Para uma análise muito rápida utilizei o SEOquake que tenho como add-on no firefox.
Obtive cerca de 180.000 resultados. Em primeiro lugar foram apresentados os 3 primeiros resultados no Google images. De seguida apareceram várias página essencialmente de blogs. São sites com imensas páginas indexadas, bastante visitados e não me parece que inicialmente conseguisses competir com eles a nível de ranking. Abandonei imediatamente esta keyword.
Decidi ser mais inteligente e fazer uma procura por churrasqueira Braga. Obtive 101.000 O primeiro resultado foi o mapa da PAI no Google Maps. (neste ponto deverás anotar para posteriormente encontrares uma forma de adicionar a XPTO a este mapa).
De seguida voltou a aparecer um blog, seguido do directório Hotfrog e empresas imobiliárias. Dos seguintes resultados apareceram vários associados a directórios. Também aqui o número de páginas indexadas pelo Google é enorme. (neste ponto deves anotar que será importante submeteres XPTO a diferentes directórios, nomeadamente a Hotfrog).
Em ambas as pesquisas o número de Web sites com um Sitemap era (como seria de esperar) muito reduzido. (toma nota, poderá ser importante no futuro)
Continuei a pesquisar diferentes combinações de palavras chave, ver o número de resultados e o tipo de sites que me apareciam na lista:
- entrega domicílio churrasqueira Braga: 1.440 resultados
- entrega casa churrasqueira Braga: 10.300 resultados
- entrega domicílio churrasco Braga: 1.290 resultados
- entrega casa churrasco Braga: 16.900 resultados
- comida domicílio Braga: 10.700 resultados - o primeiro é um mapa no Google Maps
- refeições domicílio Braga: 12.000 resultados - o primeiro é um mapa no Google Maps
Uma coisa que observei foi que nas várias pesquisas as keyphrases aparecem como Keywords dispersas no texto.
Entretanto lembrei-me de pesquisar por "churrasco Braga". Obtive 78.000 resultados (o primeiro é um mapa no Google Maps) MAS em 5ª posição encontrei o link para o Web site
"Churrascaria Gauchão - rodízio de carnes nobres".
Fui investigar. O mais estranho é que o site é em flash.
Soube recentemente, já não me lembro onde li, que o Google neste momento analisa documentos externos de informação associados a ficheiros flash.
A idade do domínio remonta a 12 de Maio de 2007, tem definido o robots.txt e um sitemap.
Keywords tem no title, meta-description, meta-keywords.
Tem 5 páginas indexadas no Google:
- www.gauchao.com/
- www.gauchao.com/wsgauchao_main.swf
- www.gauchao.com/inscricao_newsletter_gauchao2.swf
- www.gauchao.com/wsgauchao_main_galeria_coimbra.swf
- gauchao.com/braga.html
- gauchao.com/braga_s.html
Comecei a ver quais os principais directórios em que está indexado: Yahoo!, Alexa, e... aí percebi, está indexado no DMOZ.
Ok, se estás no DMOZ então o teu PR aumenta consideravelmente;
Passei à análise de keywords relativas tostas mistas.
- tostas mistas Braga: 2.750 resultados, onde me aparece na primeira página um restaurante: Villa Restaurantes. Claro que voltei a ir investigar o que tornava aquela página um destaque (e não, desta vez não era um ficheiro em flash).
Um pormenor que me chamou à atenção foi que para esta pesquisa, o número de páginas de indexadas em cada um dos Web sites listados é muito menor que nas pesquisas anteriores.
Decidi procurar outras palavras chave: polvo churrasco Braga, polvo grelhado Braga, posta mirandesa Braga, francesinhas Braga,... Bem, como a minha imaginação é pouca, fiquei-me por aqui. O ideal é fazeres este processo com alguém da área de comunicação/markting à tua beira.
Algo que deveria ter feito era a keyword density das páginas mais importantes, isto é, analisar quantas vezes aparece a palavra chave em questão naquela página.
Este é um processo moroso e aborrecido, no entanto convém ter noção de quem é a tua concorrência e o que terás de fazer para supera-la. Neste caso tirei as seguintes conclusões:
- palavras chave como frango no churrasco, churrasqueira, comida domicílio, etc, não vão dar-me grande visibilidade, a concorrência é muito grande e tem vantagens inegáveis que eu inicialmente não irei ter.
- apostar noutras palavras chave, tais como polvo grelhado, lulas grelhadas,... e outras ementas a destacar. A concorrência é menor e o tipo de páginas que se obtêm nos resultados não têm um ranking têm um potencial a nível de PR bastante menor.
- submeter o Web site a directórios como o hotfrog.
- ter por exemplo uma conta no linkedin, facebook, etc...
- criar um blog onde exista um conteúdo interessante associado ao restaurante e aos serviços prestados: por exemplo, podem disponibilizar receitas, dicas, divulgar determinados eventos que ocorram no restaurante, ...
- submeter o Web site a directórios tais como o Yahoo!, Alexa, DMOZ, ...
- investir num bom código e ferramentas como o Google Webmasters Toolkit, Google Geo location,...
- e, pessoalmente, escolhia bem a estrutura do Web site para tentar colocar palavras chave na URL (poderá resultar ou não).
Atenção, não vou estar a entrar em mais pormenores porque, como deves já ter reparado, este post está a ficar enorme. Se quiseres, põe comentários que eu respondendo.
domingo, 21 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário