Antes de mais vou explicar como vou estruturar este post. Em primeiro lugar vou dar uma breve listagem dos utilizadores que principalmente beneficiam da Acessibilidade Web, de seguida vou fazer pequenos posts onde é debatido o porquê destes utilizadores em particular beneficiarem com um web site acessível.
Pois então, quem são os principais beneficiados?
1 – Pessoas com limitação ou incapacidade visual: cegueira, dificuldade de visão, daltonismo;
2 – Pessoas com limitação ou baixa capacidade auditiva: surdez, dificuldade de audição;
3 – Pessoas com limitação física: deficiência motora, dificuldade de coordenação motora, pouca sensibilidade ao tacto;
4 – Pessoas com limitações cognitivas ou neurológicas: dislexia, défice de atenção, limitações intelectuais, problemas de memória, doenças mentais, epilepsia.
5 – Todos os utilizadores em geral, uma vez que as nossas faculdades mentais e motoras dependem do nosso grau de cansaço ou de uma lesão temporária, nem sempre temos uma boa ligação à Internet ou nem sempre um Web site está escrito na nossa língua nativa. Mais ainda, nem todos os utilizadores utilizam o mesmo sistema operativo e o mesmo browser para o acesso à Web.
A abordagem que farei nos posts seguintes não se baseia só sobre tudo o que li e pesquisei acerca de Acessibilidade Web. Actualmente dou formação pedagógica em TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) a pessoas entre os 20 e 65 anos. Para além disso sofro do problema “a informática da família”, isto é, quando alguém não sabe de alguma coisa no computador (incluindo instalar a impressora) telefona à Joana e está o caso resolvido (nem sempre... ).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário