Este post vai ser essencialmente de opinião e não técnico. Vou falar-vos um pouco da ideia que tenho sobre a melhoria da visibilidade na Web de uma empresa.
Nos últimos tempos tenho tido diversas conversas sobre marketing e Internet marketing. Por outro lado, como utilizadora assídua da Internet, tenho também o meu comportamento para analisar, bem como o comportamento das pessoas que me rodeiam. Não sou uma pessoa com muito tempo disponível, por isso, não pertenço a muitas redes sociais, de facto, escolho-as a dedo, mas utilizo a Internet para realizar o maior número possível de tarefas quotidianas e verifico regularmente o meu email (aliás, como utilizo o thunderbird, sempre que uma mensagem chega eu sou notificada).
A nível de redes sociais, posso dizer que realmente só utilizo duas: linkedin e twitter. Creio que tenho uma conta no facebook mas nunca realmente a utilizei. O linkedin uso para me divulgar profissionalmente e o twitter para recolher informação técnica. Bem, no twitter também sigo o público (gosto de andar informada), o Paulo Querido (quem não o segue?!) e... uma agência de viagens. É verdade, gosto muito de saber as promoções deles. Para além de os seguir no twitter também subscrevi o feed dessa empresa. Têm propostas interessantes e sabe como publicita-las. O facto de a seguir deve-se a um interesse que tenho sobre o produto que a empresa disponibiliza e (deixem-me pôr este e a bold) e pela forma de como a empresa divulga o produto. Se não tivessem uma publicidade bem feita eu decerto não a seguiria.
Isto tudo para dizer que, hoje em dia, para uma empresa ter uma real presença na Web, não pode de forma alguma pensar que apenas necessita de um Web site. O Web site é importantíssimo e a forma como esse Web site é concebido e implementado é ainda mais importante. Mas só não chega. A presença nas diversas redes sociais torna-se um imperativo. É através delas que muitos utilizadores da Web procuram referências sobre algo. De certa forma podemos referimos-nos a elas como listas telefónicas personalizadas pelo cliente. Mas o grande truque está na utilização da palavra e da imagem. A concorrência na Web está cada vez mais feroz. Há um espaço para todos, o custo de um lugar na Web é cada vez menor, senão gratuito. A Web transforma-se neste momento numa segunda selva na competição da angariar novos clientes. Os empresários deveriam tomar consciência que neste momento contratar uma empresa que faça Web sites já não basta. Creio que de facto, quando uma empresa decidir criar um espaço na Web ou simplesmente reestruturar o espaço que já possui deveria pensar tal como uma campanha de marketing e rodear-se de uma boa equipa de especialistas na área: comunicação, design, marketing, Web e sem dúvida, o mais valioso de tudo, um bom corrector ortográfico, pois infelizmente parece estar na moda os erros gramaticais e esses sim, são capazes de arruinar por completo a imagem de uma empresa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário